segunda-feira, 23 de junho de 2008

A culpa é do Fidel, 2006, Julie Gavras


Construções cinematográficas do ponto de vista infantil sempre me chamaram muito a atenção, meu apego por crianças e pelo olhar delas sobre o mundo sempre me deixou fascinada.
Em A culpa é do Fidel (La Faute à Fidel!) a visão do mundo de Anna, uma garotinha de nove anos, é colocada em evidência. A passagem da sua vida social de classe média alta na França para um apartamento pequeno, cheio de visitas dos "barbudos" e trocas constantes de babás congestiona de vez os seus pensamentos.
Sem saber como reagir diante da chatice de ser filha de pais comunistas e de todas as intervenções das amigas e das professoras do seu colégio católico, Anna tenta instituir sua própria identidade em plena década de 70, onde grandes fervores políticos e sociais estão acontecendo.
Com a delicicadeza que só uma criança consegue dar a um filme juntamente com a competência da diretora, que foi muito feliz em seu primeiro de filme de ficção, temos uma fórmula infalível para um bom filme.


Assista também: O ano em que meus pais sairam de férias

Um comentário:

Ginha disse...

Me sinto na obrigação de comentar, que tenho esse blog como um presente.

Vale refiticar o que disse no post passado, ao fazer alusão àquele que não lê esse blog. Tem sempre alguém que lê.

Quase nunca as dicas servem para mim, que já vi todos os filmes aqui citados, mas adoro ter a ciência da sua crescente competência como escritora.

Te amo.